Etapas

Itabirito

DIA 02 MAIO – MARATHON ( MTB ) + TRAIL RUN
DIA 03 MAIO – CROSS CROUNTRY CLASSE HC ( MTB )

A cidade de Itabirito ficou famosa no Brasil por sediar eventos envolvendo bicicletas desde a década de 90. Agora passa a se tornar a primeira prova de XCO na America Latina com a Classe HC. Em 2019 a Internacional Estrada Real encerrou o campeonato na cidade batendo recorde na transmissão ao vivo das provas. Sucesso absoluto com pista, estrutura, feira e outros, a prova em 2020 irá ganhar novas atrações e terá o Trail Run mais XCO valido pela UCI classe HC no Domingo e a Maratona promocional no Sábado.

Itabirito, conhecido na época como Itabira do Campo (distrito criado em 1752 e subordinado ao município de Ouro Preto), foi elevado à categoria de vila com a denominação de Itabirito em 7 de setembro de 1923 e à condição de cidade em 10 de setembro de 1925.

Foi no século XVIII, entre 1706 e 1709, que o Capitão-Mor Francisco Homem Del Rey e o piloto da Nau Nossa Senhora da Boa Viagem, Luiz de Figueiredo Monterroyo chegaram na região em busca de ouro. A partir de 1752, já na condição de Distrito Colonial de Vila Rica, recebeu o nome de Itabira do Campo, que o identificou até o ano de 1923, quando emancipou-se politicamente em 7 de setembro, com o nome de Itabirito, originário do Tupi, que significa “pedra que risca vermelho”, nome este que denomina um minério de ferro abundante na região.
O fato de a cidade se localizar exatamente entre Ouro Preto e o antigo Curral Del Rey, local escolhido para se tornar a nova capital de Minas Gerais, tornou a cidade um ponto estratégico de parada dos tropeiros que transitavam pelas montanhas entre as duas localidades.

Sua economia gira em torno da mineração, siderurgia e comércio, sendo que os dois últimos dependem invariavelmente da atividade mineral desempenhada no município. Localiza-se na latitude 20º 15′ 12″ sul e longitude 43º 48′ 05″ oeste, estando a uma altitude média de 901 metros, predominando o clima tropical de altitude, de tipo Cwb na classificação climática de Köppen, com verões temperados e úmidos e invernos secos, são registradas geadas ocasionais no município. O ponto topográfico mais alto da cidade é o Pico da Serra de Ouro Fino, no Espinhaço, com 1753 m² de altitude, já o mais baixo é a confluência do Ribeirão Manso e do Rio das Velhas, com 770 metros de altitude. A elevação na área central é de 848 metros e no Pico de Itabirito os dados são de 1586 metros. Situa-se à meia distância entre Ouro Preto(48 km) e Belo Horizonte (55 km).

Parceiros

Redes SociaisSocial MediaRedes Sociales

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Siga-nos Follow us Síguenos