Etapas

Itabirito

XCO INTERNACIONAL ESTRADA REAL (XCO CLASSE 2)
02 de Setembro de 2018 – Itabirito/MG

Itabirito, conhecido na época como Itabira do Campo (distrito criado em 1752 e subordinado ao município de Ouro Preto), foi elevado à categoria de vila com a denominação de Itabirito em 7 de setembro de 1923 e à condição de cidade em 10 de setembro de 1925.

Foi no século XVIII, entre 1706 e 1709, que o Capitão-Mor Francisco Homem Del Rey e o piloto da Nau Nossa Senhora da Boa Viagem, Luiz de Figueiredo Monterroyo chegaram na região em busca de ouro. A partir de 1752, já na condição de Distrito Colonial de Vila Rica, recebeu o nome de Itabira do Campo, que o identificou até o ano de 1923, quando emancipou-se politicamente em 7 de setembro, com o nome de Itabirito, originário do Tupi, que significa “pedra que risca vermelho”, nome este que denomina um minério de ferro abundante na região.
O fato de a cidade se localizar exatamente entre Ouro Preto e o antigo Curral Del Rey, local escolhido para se tornar a nova capital de Minas Gerais, tornou a cidade um ponto estratégico de parada dos tropeiros que transitavam pelas montanhas entre as duas localidades.

Sua economia gira em torno da mineração, siderurgia e comércio, sendo que os dois últimos dependem invariavelmente da atividade mineral desempenhada no município. Localiza-se na latitude 20º 15′ 12″ sul e longitude 43º 48′ 05″ oeste, estando a uma altitude média de 901 metros, predominando o clima tropical de altitude, de tipo Cwb na classificação climática de Köppen, com verões temperados e úmidos e invernos secos, são registradas geadas ocasionais no município. O ponto topográfico mais alto da cidade é o Pico da Serra de Ouro Fino, no Espinhaço, com 1753 m² de altitude, já o mais baixo é a confluência do Ribeirão Manso e do Rio das Velhas, com 770 metros de altitude. A elevação na área central é de 848 metros e no Pico de Itabirito os dados são de 1586 metros. Situa-se à meia distância entre Ouro Preto(48 km) e Belo Horizonte (55 km).

Parceiros

Redes SociaisSocial MediaRedes Sociales