Etapas

Ouro Branco – Abr/19

INTERNACIONAL CHAOYANG ESTRADA REAL / GRANFONDO ESTRADA REAL 13 / 14 de Abril de 2019 – Ouro Branco/MG

DIA 13 SÁBADO – GRANFONDO ESTRADA REAL ( ROAD )
DIA 13 SÁBADO – SHORT TRACK UCI ( MTB )
DIA 14 DOMINGO – MARATHON UCI SERIES ( MTB )

Ouro Branco será o palco da abertura do projeto em 2019, o evento entra em seu terceiro ano com muitas novidades. A primeira é a criação do Granfondo Estrada Real, prova de Road que ira acontecer no sábado em um trecho que liga Ouro Branco a Ouro Preto, um legitimo trecho da Estrada Real com subidas íngremes e paisagens que irão encantar o mundo do ciclismo. Está prova ficará sobre a direção do atleta e treinador Hugo Prado OCE em parceria com a Avelar Sports. Será a primeira vez que Minas Gerais terá uma prova de Road com a rodovia 100% fechada de transito de veículos.

No mesmo sábado a tarde acontece o Short Track UCI – Carlos Tadeu, dentro da arena de eventos com um percurso de 1 km os atletas da elite masculino e feminino farão 20 minutos de prova mais uma volta.

No final da tarde o SunSet Avelar Sports com show ao vivo e muita descontração.

Domingo a prova de Maratona da Internacional Chaoyang Estrada Real com 2 percursos, 44 e 70 km. Novas trilhas e novos trechos foram adicionados a prova de 2019.

O povoado de Santo Antônio de Ouro Branco teve sua origem em fins do século XVII, provavelmente no ano de 1694, como conseqüência do processo de ocupação iniciado com as primeiras bandeiras que, subindo o Rio das Velhas à procura de ouro, desbravaram a região, assentando-se ao pé da Serra de Ouro Branco, também denominada, na época, Serra do Deus (te) Livre (tombada pelo IEPHA em 07/11/1978).

Os primitivos habitantes desta região foram os índios da tribo Carijós. A Serra do Ouro Branco tem uma área aproximada de 1 614 hectares e está localizada no município de Ouro Branco. É uma elevação abrupta, formada por um paredão com cerca de vinte quilômetros de extensão a sudeste, que delimita um planalto cuja altitude varia entre 1 250 e 1 568 metros e encostas íngremes a nordeste.

Os solos, em sua grande maioria, são arenosos, oriundos de rochas quartzíticas e uma pequena porção, a nordeste, é constituída de solos argilosos, provenientes da formação mineral tipo itabirito.
É considerada o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço, que compreende um grupo de serras com altitudes variáveis, ao longo de 1.100 km de extensão, até a Bahia. Essa cadeia abriga um dos mais ricos ecossistemas do mundo, os campos rupestres.

A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.

Parceiros

Redes SociaisSocial MediaRedes Sociales