Notícias

Viviane Favery e Bruno Lemes são campeões da Internacional Chaoyang Estrada Real, em Mariana (MG)

09.07.2018

Terra do mountain bike recebe 1.200 ciclistas da 2ª etapa da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real na primeira capital de Minas Gerais

 

Após o inédito Desafio Short Track Carlos Tadeu de Paula Monteiro realizado no centro histórico de Mariana (MG) no sábado (16), cerca de 1.200 atletas encararam a 2ª etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real de Mountain Bike, neste domingo (17), percorrendo as lindas montanhas do município em dois percursos de MTB XCM: completo de 67km tem 2.390m de altimetria acumulada (subidas!) e o trajeto reduzido (48km) tem 1.590m de altimetria.

O clima nublado e temperatura amena (média de 18º C) do domingo foi perfeito para os competidores, tornando uma prova rápida. O primeiro atleta a completar a prova foi Vitor Andrade (Cabral Bike Shop/Merida), de 18 anos, natural de Itatiaia (RJ), que assegurou o bicampeonato, após vencer a 1ª etapa em Ouro Branco (MG): “Ataquei faltando 5km para chegada, largando o local Thiago Freitas, que vinha junto comigo. Minha tática sempre foi entrar na trilha sozinho para andar tranquilo, acelerando nas subidas. Deu certo” – conta o campeão geral da categoria Sport após pouco mais de 2 horas de prova.

A primeira garota a retornar à arena de competição na Praça Minas Gerais foi a campeã do short track, a jovem atleta fluminense Giuliana Morgen (Sense Factory Team), que comemorou o aniversário de 15 anos com a dupla vitória em Mariana (MG). “Logo na saída eu caí, ralei o joelho, meu câmbio eletrônico tinha desconectado, depois acertei o Di2 e segui em frente. Foram 40 minutos subindo, pegamos a trilha final bem técnica. Meu braço estava tremendo, mas o sorriso não saiu do rosto. Estou muito feliz” – conta a campeã GiuGiu, que teve a dupla vitória, no sábado e domingo, nas provas de XCC e XCM, respectivamente.

Categoria Pró

No percurso completo, os atletas da categoria elite – masculino e feminino – literalmente voaram pelas trilhas. Foram basicamente duas serras superadas pelos participantes e cenários magníficos. Logo na primeira mais dura, com cerca de 7km de distância, um grupo de 12 atletas ganhou destaque, logo reduzindo para um pelotão de 8 ciclistas, caindo para seis competidores até a segunda metade da prova. Lukas Kaufmann, Hugo Prado Neto, Daniel Carneiro Zoia, Edson Junior Jefferson Batista (atleta local) e o atual campeão, Bruno Lemes andaram juntos com ritmo muito forte.

Na última serra, restaram apenas três competidores. “Parece que a última subida não tinha fim, ela ia desgastando psicologicamente e depois vinha uma descida super técnica” – Bruno Lemes (Corratec), bicampeão da Internacional Chaoyang Estrada Real, que usou a mesma estratégia da corrida passada em Ouro Branco (MG), acelerando desde o início. “A corrida foi definida na serra final. Quem tinha pernas conseguiu acompanhar” – complementou Lukas Kaufmann (Cannondale Brasil Racing), vice-campeão da prova em Mariana (MG).

Na terceira colocação ficou Edson Junior (Caloi Avancini Team), campeão do short track do sábado (16). “No início da prova tinha um companheiro de equipe comigo, mas ainda não era um momento crucial da prova. Quando acelerava, acabei não consegui usar os parceiros em nenhuma estratégia” – Edson Junior, de 21 anos.

“Na minha visão, senti outros atletas trabalhando juntos para não deixar o segundo pelotão não chegar nos líderes. Achei isso muito bom, assim chegamos na Serra final somente com o Lukas e o Juninho, foi uma prova muito rápida. Meu coração não baixava dos 170bpm. Estou muito feliz” – completou o campeão.

No feminino, a bicampeã brasileira de MTB maratona, Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing) conseguiu abrir pequena vantagem na subida inicial, ganhando terreno da atual campeã Letícia Cândido.

“Estava muito concentrada na largada, pois tive vários problemas técnicos em outras provas e hoje fiz minha prova. O esporte é uma prova que vai muito além do físico. Andei com a calibragem bem alta para evitar problemas com os pneus. No final eu consegui fazer uma excelente prova. Sabia que a primeira parte da prova seria muito rápida. Procurei me manter um grupo forte. Na subida final, andei no limite. Estou emocionada de vencer. Na descida final consegui me divertir. Quero agradecer a equipe da Shimano que deixou minha bike perfeita” – declarou a campeã Viviane Favery, de São Paulo (SP).

Na segunda colocação ficou Letícia Cândido (Audax/ FSA), campeã da 1ª etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real. “Gosto de andar nos pelotões mais fortes dos homens. Hoje foi uma prova muito dura para mim, a partir do km 30, consegui encaixar meu ritmo” – lembrou a ciclista mineira de Ouro Branco. Em terceiro lugar ficou Isabella Ribeiro (Specialized Racing BR).

Desafio Short Track Tadeu Monteiro

No sábado (16), o centro histórico de Mariana (MG) recebeu o Desafio Carlos Tadeu de Paula Monteiro, uma prova de short track inédita em homenagem ao empresário e organizador de eventos, como a Copa Ametur. “Além de uma homenagem ao Tadeu Monteiro, pessoa que ajudou a difundir o mountain bike nas Minas Gerais e todo o país, o evento de short track foi realizado num formato voltado para a TV aberta, um projeto pioneiro no mountain bike brasileiro que chegou para revolucionar.” – comentou Felipe Avelar, organizador da Avelar Sports, sobre a dinâmica de competição que selecionou os 20 ciclistas da elite masculina, que percorreram um circuito urbano de 600 metros, em que os últimos atletas do pelotão eram eliminados a cada volta, sobrando os top 5 para o sprint final.

A jovem talentosa Giuliana Morgen, mais conhecida como GiuGiu, atual campeã pan-americana juvenil, pedalou forte para ganhar sozinha o título do Desafio Short Track Carlos Tadeu de Paula Monteiro. No masculino, após uma disputa eletrizante, Edson Rezende Junior (Caloi Avancini Team) venceu o sprint, superando seu companheiro de equipe Pedro Lage e Lukas Kaufmann.

Transmissão AO VIVO

O evento Internacional Chaoyang Estrada Real de Mountain Bike teve total cobertura com transmissão ao vivo, nos dois dias de competições, graças as parcerias com a TV Alterosa/ SBT MG e Conecta. Assista à reprise quando quiser via Facebook da Avelar Sports – https://www.facebook.com/avelarsports/

Padrão internacional

A Internacional Chaoyang Estrada Real é válida pelo ranking internacional UCI, classe, além de distribuir pontos nos rankings: brasileiro e mineiro. Em apenas duas edições, a Internacional Chaoyang Estrada Real de Mountain Bike já consolida-se no cenário esportivo do alto rendimento da América do Sul. Um diferencial do evento é sempre a grande estrutura montada com opções de lojas de bicicletas, praça de alimentação, área para crianças e o famoso Suporte Neutro da Shimano, um serviço de assistência mecânica gratuito para todos os atletas.

A temporada 2018 da Internacional Estrada Real encerra-se com a terceira etapa em Itabirito (MG), no tradicional circuito do Cristo nos dias 01 e 02 de setembro. E uma novidade é a ascensão de categoria da classe UCI, em que para 2019, a competição em Mariana (MG) é classe S1,150 pontos a mais no ranking internacional.

RESULTADOS

Top 5 GERAL Masculino (68km)
1 – Bruno Martins Lemes (Corratec/Vittoria/Bio2/Guga Team) – 2:46:04
2 – Lukas Kaufmann (Cannondale Brasil Racing) – 2:46:45
3 – Edson Gilmar de Rezende Junior (Caloi Avancini Team) – 2:46:46
4 – Wolfgang Soares Olsen (Caloi Avancini Team) – 2:50:02
5 – Hugo Prado Neto (Cannondale Brasil Racing) – 2:50:32

TOP 3 GERAL Feminino (68km)
1 – Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing)
2 – Letícia Cândido (Audax/FSA)
3 – Isabella Ribeiro (Specialized Racing BR)

Percurso reduzido – Feminino Geral
1 – Giuliana Morgen (Sense Factory Racing) – 2:27:07
2 – Marcela Lima Matos (Groove/Shimano/Chaoyang/ASW) – 2:42:19
3 – Cibele Teixeira da Cunha Almeida (Seven House Bike) – 2:48:56
4 – Camila Machado de Oliveira (Wesley Silva de Rezende) – 2:51:53
5 – Viviane Castelões – 2:53:34

Percurso reduzido – Masculino geral
1 – Vitor de Andrade Bento (Cabral Bike Shop/ Merida) – 2:00:48
2 – Thiago Freitas Souza (Seven Bike House) – 2:02:41
3 – Danilo Antonio (Bike Point FMCE Içara) – 2:02:51
4 – Lucas Arruda Amaral – 2:03:39
5 – Matheus Jose – 2:03:45

Resultados completos no site oficial: http://www.internacionalestradareal.com.br

PATROCÍNIOS MÁSTER:

CHAOYANG – TV ALTEROSA / SBT MG

PATROCINADORES:

SENSE – SHIMANO – SCOTT – CONECTA INTERNET – TSW BIKES – SOUL CYCLES – BMC – RST

APOIADORES:

ASW – CAMELBAK – ATHOR BIKES – BLUE CYCLE – LM BIKE – MF UNIFORMES – APRECIARE

PARCEIROS DE MÍDIA:

BIKE NA MÍDIA – REVISTA BIKE ACTION – PEDAL – BIKE MAGAZINE – CACHORRO LOUCO – LAPA BIKES – RADIO 102,5 ESTRADA REAL – RÁDIO 98 FM

 

Compartilhar

Veja também

Parceiros

Redes SociaisSocial MediaRedes Sociales